sábado, 25 de julho de 2009

Analfabetismo Infantil


No Brasil, 11,5% das crianças de oito e nove anos são analfabetas, segundo o IBGE. O percentual supera a média nacional entreadultos, de 10%. No Nordeste, o índice infantil vai a 23%.
No Maranhão atinge o pico nacional: 38%. Apesar de ter havido redução significativa desde 1982, quando o índice nacional era de 47%, o ritmo da melhora vem caindo. Se for mantido, o país não cumprirá a meta, estabelecida pelo movimento Todos pela Educação, de ter 100% das crianças plenamentealfabetizadas até 2022.
A Provinha Brasil, do Ministério da Educação, que também avalia o nível de alfabetização no segundo ano do ensino fundamental, vem apresentando resultados igualmente dramáticos. Os dados reforçam anecessidade de dar mais atenção à pré-escola.
Entre as crianças que têm dequatro a seis anos, 22% estão fora do pré -fonte certa de estímulos e elementos pedagógicos de grande valia para o desenvolvimento intelectual infantil.
As crianças mais pobres são as que estão mais afastadas da estrutura escolar. Entre famílias cuja renda per capita é de mais de cinco salários mínimos, apenas 5,5% das crianças de quatro a seis anos estão fora da escola. Já entre as que têm renda de até um quarto de salário mínimo per capita, o índice salta para 30%.
A redução da idade mínima obrigatória para ingresso no ensino fundamental -de sete para seis anos- foi decerto benéfica. O governo já discute com os municípios, principais responsáveis pela educação infantil, *a possibilidade de tornar obrigatória também a frequência na pré-escola.* *A universalização e a devida valorização dessa etapa escolar são estratégicas para o país. *É preciso investir mais na instalação e na qualificação da rede de pré-escolas e de creches. Do contrário, o analfabetismo em crianças que já deveriam dominar o básico da língua não será extinto num prazo visível.

Um comentário:

Fátima André disse...

São preocupantes os números apresentados. É urgente que os responsáveis pela tutela da educação tomem consciência que apostar da educação básica é fundamental para o desenvolvimento global de uma nação. Apostar na educação pré-escolar obrigatória é uma excelente medida educativa na tentativa de esbater as desigualdade de oportunidades... mas é preciso muito mais.
Bom trabalho!
:)